POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES
Política de devoluções
Para tudo o que diz respeito a qualquer devolução que o consumidor deseje realizar sobre pedidos seus, efectuados através desta plataforma, se estabelecem as seguintes :
CONSIDERAÇÕES GENERAIS
  • Para que tudo o que está nestas considerações resulte aplicável, estas estarão sujeitas ao estabelecido na lei 7/1996, de 15 de Janeiro, por Ordenação do Comércio Minorista, lei reformada pela Lei 1/2010, de 1 de Março, de reforma da Lei 7/1996, de 15 de Janeiro, de Ordenação do Comércio Minorista, e outras leis complementares, assim como a qualquer outra lei ou regulamento que resulte da sua aplicação.
  • O consumidor, mediante a mera navegação neste website, aceita integralmente e sem reservas as políticas de devoluções aqui estabelecidas. Dita conformidade torna-se fiável mediante a transmissão electrónica de qualquer pedido que o consumidor realize através desta plataforma.
Com base no anterior estabelecem-se para esta política de devoluções as seguintes
CONSIDERACOES PARTICULARES
Todos os produtos comercializados através desta plataforma são considerados não perecíveis imediatamente, pelo que o consumidor poderá exercer a devolução dos mesmos por qualquer causa ou motivo no prazo máximo de 7 dias úteis desde que recebeu o pedido. Para que dita devolução resulte aplicável, o consumidor deverá cumprir os seguintes requisitos:
  • O consumidor comunicará a sua vontade de proceder à devolução mediante o seguinte Formulário de Devolução.
  • Uma vez recebida a petição de devolução através do formulário estabelecido entrar-se-á em contacto com o consumidor e ser-lhe-á indicado o modo de procedimento para que o mesmo remita o(s) produto/s ao fornecedor em questão.
  • A devolução deverá ser efectuada com o(s) produto(s) por estrear, na embalagem original e fechados, assim como embalados de forma que garanta a segurança e integridade do mesmo envio. Somente no caso em que se supõe que o consumidor vai solicitar a devolução, pelo produto se encontrar defeituoso, danificado, deteriorados ou não apto para consumo, se permite que os mesmos sejam retirados da sua embalagem original. Unicamente no caso em que os produtos não reúnam os requisitos adequados para o possível consumo humano consentir-se-á que se lhes tenha dado um mínimo de uso adequado no sentido de provar ou detectar dita anomalia do estado de consumo. Este mínimo uso não deverá ir além de 20% da peça a devolver, ou seja, o produto devolvido deverá ter o mínimo de 80% do seu peso original.
  • Tirar fotografias e enviá-las é obrigatório para o consumidor, quando se lhe requere, para se realizar uma verificação prévia do mau estado, defeito ou qualquer outra anomalia que o consumidor indique no produto(s) que deseja devolver. Dita medida permite agilizar o processo de devolução e minimizar a possibilidade da devolução ser declarada não aceite.
  • Uma vez recebida a devolução e depois de se ter verificado que a mesma reúne todos os requisitos estipulados, é comunicado ao consumidor a aceitação ou negação da mesma. No caso em que a mesma seja aceite, será reembolsada ao consumidor o valor integral do pedido (custo do produto mais portes) bem como também os custos dos portes da devolução devida a causas não voluntárias do cliente (por exemplo pelo defeito ou mau estado do produto).
  • No caso de devoluções de uma parte do pedido, ao consumidor será devolvido a parte que corresponda à dos produtos que devolve, não a parte dos produtos que o consumidor mantenha em seu poder. Do mesmo modo os custos de envio que o cliente pagou ser-lhe-ão devolvidos proporcionalmente segundo o valor das devoluções com relação ao valor total do pedido. Por sua vez será devolvido ao cliente, o valor dos portes da devolução se esta não for de causa voluntária do cliente.
  • Toda a devolução económica será realizada dentro dos prazos máximos estabelecidos legalmente
  • Quando a devolução de um pedido total ou parcial ao consumidor não seja uma devolução económica mas sim uma substituição de produtos, depois de verificada a devolução, far-se-á chegar ao mesmo os produtos substituídos. No caso de devoluções de produtos defeituosos, estragados ou não aptos para o consumo humano, o consumidor não deverá assumir os portes de envio dos produtos substituídos e o mesmo deverá receber produtos análogos e semelhantes, ou de características superiores aos adquiridos inicialmente.
  • No caso de devoluções que tenham por razão o desistir voluntário do cliente, qualquer nova petição será interpretada como um novo pedido. Em nenhum caso, para tais devoluções, procederemos à devolução dos custos (da devolução praticada por este sobre dito pedido).
No caso em que os produtos, cuja causa de devolução seja um erro de envio, defeito, dano ou deterioração dos mesmos, estabelece-se que:
  • Ter-se-á à consideração produtos que foram enviados erroneamente quando o pedido enviado é composto por produtos que não se ajustam fielmente ao comercializado na plataforma e solicitado pelo consumidor. Ter-se-á à consideração produtos defeituosos que não se ajustem fielmente ao comercializado na plataforma e por sua vez solicitado pelo cliente.
  • Ter-se-á à consideração produtos defeituosos ou estragados, aqueles que não conservem os atributos de um produto idêntico ao mesmo, novo e em condições normais de estado de conservação.
  • Considerar-se-á que um produto não reúne as condições mínimas aceitáveis para o consumo humano quando o seu estado não cumpra a legislação vigente aplicável às condições de salubridade e bom estado exigíveis para serem considerados aptos para a sua comercialização (em relação aos produtos idênticos ou análogos da categoria do produtos (s) enviados no pedido).

Perguntas frequentes sobre as devoluções
  • O que são os pontos brancos que aparecem no presunto?
Os pontos brancos que aparecem no presunto são cristais de um aminoácido chamado de tirosina. Este elemento forma parte integral das proteínas da carne. Durante a curação do presunto, existem enzimas do músculo que têm a capacidade de digerir proteínas, reduzindo-as às suas unidades estruturais. Estas unidades estruturais são os "aminoácidos". 

Entre os aminoácidos encontra-se a tirosina. A tirosina é pouco solúvel. Quando o presunto perde água pela desidratação própria da secura, a tirosina permanece no presunto e forma cristais de cor branca.

Os cristais de tirosina são aminoácidos que indicam que o presunto passou por uma longa maturação, ou seja, foi curado durante muito tempo. Por isso, se surgirem pontos brancos de tirosina É SEMPRE SINAL DE GRANDE QUALIDADE.
  • Recebi o meu pedido e estou em dúvida se devo devolvê-lo ou não já que suspeito que o presunto se encontra em mau estado porque vejo que tem muita gordura. Como posso saber se estou certo(a)? Como posso saber se realmente o produto se encontra em boas condições para ser consumido somente porque tem um excesso de gordura?
Um excesso de gordura no produto ibérico não deve fazê-lo(a) suspeitar já que em qualquer presunto de qualidade, a mesma se encontra em grande quantidade. Na realidade, o produto a consumir alcança aproximadamente 50% (ou 40% no caso no presunto da pá) da peca, o resto corresponde a matéria descartável (pele ou gordura de sobra, casco e osso). 

Em qualquer caso, antes de devolver um produto por este motivo, seria oportuno que nos enviasse algumas fotografias para podermos inspeccioná-lo e assim minimizar o risco de que as devoluções por tal razão resultem desnecessárias.
  • O meu presunto apresenta, na parte gordurosa, um sabor rançoso e amargo. Posso devolve-lo?
Depende! Deve ter presente que ao cortar o presunto deve retirar adequadamente a pele e a gordura externa do mesmo (a que apresenta uma cor amarela) uma vez que, se assim não proceder, é normal que a zona gordurosa apresente estas características desagradáveis. Se realizou o passo que descrevemos anteriormente, e esse dito sabor rançoso e amargo na peça persistir, indica que esta está em mau estado. Se assim for procedemos a solicitar a devolução do mesmo.
  • Posso devolver qualquer produto que adquira através do vosso website?
Sim, o prazo para devolver, por qualquer motivo ou causa, são 7 dias úteis desde que recebeu o seu produto.
  • Posso abrir o meu pedido antes de devolve-lo?
Não, se pretende devolve-lo por desistência, ou seja, por já não querer o produto. Nesse caso deverá devolve-lo sem abrir e na sua embalagem original. Se depois de ter aberto o produto e ter-lhe dado um mínimo uso e concluir que o mesmo não se encontra em condições adequadas para o consumo, poderá devolve-lo. Note que por uso mínimo considera-se um uso superior a 20% do peso da peça do produto adquirido.
  • Como devo proceder para efectuar uma devolução
Deverá preencher este Formulário de Devolução e entraremos em contacto consigo para lhe indicar o modo de procedimento. Indicaremos a morada do fornecedor para onde deverá enviar os produtos para serem inspeccionados e solicitaremos que envie algumas fotografias dos produtos que pretende devolver se considerarmos conveniente.
  • Quem se encargará do transporte desta devolução e do custo dos portes de envio?
Inicialmente será o cliente a suportar os custos do transporte da devolução até ao fornecedor. Deverá enviar a devolução através de um operador de transporte (tipo SEUR, UPS, DHL, TNT ou semelhante) pela sua tarifa mais básica e aguardar o número de rastreio para nos assegurarmos de que a mercadoria não se perde. Antes de efectuar o envio, deverá solicitar a pré-autorização do mesmo informando-nos do custo que este terá.

Em todo o cado e se considerarmos oportuno pelas características especiais do caso, proporcionaremos etiquetas de envio pré-pagas por nós. Note que é responsabilidade sua fazer o envio do produto assim como proporcionar-lhe condições adequadas no que diz respeito à embalagem e à sua disposição na mesma.

Ou seja, a embalagem deve ser realizada de forma devida num pacote que não sofra danos de transporte e não se danifique o conteúdo do mesmo. Uma vez recebida a devolução por parte do fornecedor, estima-se que o produto esteja em mau estado e aceita-se a devolução do mesmo, o custo de envio da devolução será portanto devolvido. No caso em que devolva o pedido simplesmente por não o desejar mais (desistiu do pedido), os custos de devolução não serão devolvidos.
  • O que acontece se, depois de enviar um produto à devolução, e depois deste ser inspeccionado, se verifica que o mesmo não está em mau estado?
Neste caso, poderá desistir do produto ou solicitar que este lhe seja enviado novamente. Neste último caso, deverá enviar antecipadamente os custos do reenvio do produto.
  • Onde me posso informar detalhadamente sobre a vossa política de devoluções?
Esperamos que nesta sessão informativa tenha encontrado resposta às suas dúvidas sobre a nossa politica de devoluções mas se as mesmas persistem, tiver outra dúvida ou simplesmente saber algo com mais detalhe poderá sempre contactar-nos ou visitar o menu Política de Devoluções do nosso Website onde encontrará a mesma de uma forma mais.