PERGUNTAS FREQUENTES
Perguntas frequentes sobre as devoluções
  • O que são os pontos brancos que aparecem no presunto?
Os pontos brancos que aparecem no presunto são cristais de um aminoácido chamado de tirosina. Este elemento forma parte integral das proteínas da carne. Durante a curação do presunto, existem enzimas do músculo que têm a capacidade de digerir proteínas, reduzindo-as às suas unidades estruturais. Estas unidades estruturais são os "aminoácidos". 

Entre os aminoácidos encontra-se a tirosina. A tirosina é pouco solúvel. Quando o presunto perde água pela desidratação própria da secura, a tirosina permanece no presunto e forma cristais de cor branca.

Os cristais de tirosina são aminoácidos que indicam que o presunto passou por uma longa maturação, ou seja, foi curado durante muito tempo. Por isso, se surgirem pontos brancos de tirosina É SEMPRE SINAL DE GRANDE QUALIDADE.
  • Recebi o meu pedido e estou em dúvida se devo devolvê-lo ou não já que suspeito que o presunto se encontra em mau estado porque vejo que tem muita gordura. Como posso saber se estou certo(a)? Como posso saber se realmente o produto se encontra em boas condições para ser consumido somente porque tem um excesso de gordura?
Um excesso de gordura no produto ibérico não deve fazê-lo(a) suspeitar já que em qualquer presunto de qualidade, a mesma se encontra em grande quantidade. Na realidade, o produto a consumir alcança aproximadamente 50% (ou 40% no caso no presunto da pá) da peca, o resto corresponde a matéria descartável (pele ou gordura de sobra, casco e osso). 

Em qualquer caso, antes de devolver um produto por este motivo, seria oportuno que nos enviasse algumas fotografias para podermos inspeccioná-lo e assim minimizar o risco de que as devoluções por tal razão resultem desnecessárias.
  • O meu presunto apresenta, na parte gordurosa, um sabor rançoso e amargo. Posso devolve-lo?
Depende! Deve ter presente que ao cortar o presunto deve retirar adequadamente a pele e a gordura externa do mesmo (a que apresenta uma cor amarela) uma vez que, se assim não proceder, é normal que a zona gordurosa apresente estas características desagradáveis. Se realizou o passo que descrevemos anteriormente, e esse dito sabor rançoso e amargo na peça persistir, indica que esta está em mau estado. Se assim for procedemos a solicitar a devolução do mesmo.
  • Posso devolver qualquer produto que adquira através do vosso website?
Sim, o prazo para devolver, por qualquer motivo ou causa, são 7 dias úteis desde que recebeu o seu produto.
  • Posso abrir o meu pedido antes de devolve-lo?
Não, se pretende devolve-lo por desistência, ou seja, por já não querer o produto. Nesse caso deverá devolve-lo sem abrir e na sua embalagem original. Se depois de ter aberto o produto e ter-lhe dado um mínimo uso e concluir que o mesmo não se encontra em condições adequadas para o consumo, poderá devolve-lo. Note que por uso mínimo considera-se um uso superior a 20% do peso da peça do produto adquirido.
  • Como devo proceder para efectuar uma devolução
Deverá preencher este Formulário de Devolução e entraremos em contacto consigo para lhe indicar o modo de procedimento. Indicaremos a morada do fornecedor para onde deverá enviar os produtos para serem inspeccionados e solicitaremos que envie algumas fotografias dos produtos que pretende devolver se considerarmos conveniente.
  • Quem se encargará do transporte desta devolução e do custo dos portes de envio?
Inicialmente será o cliente a suportar os custos do transporte da devolução até ao fornecedor. Deverá enviar a devolução através de um operador de transporte (tipo SEUR, UPS, DHL, TNT ou semelhante) pela sua tarifa mais básica e aguardar o número de rastreio para nos assegurarmos de que a mercadoria não se perde. Antes de efectuar o envio, deverá solicitar a pré-autorização do mesmo informando-nos do custo que este terá.

Em todo o cado e se considerarmos oportuno pelas características especiais do caso, proporcionaremos etiquetas de envio pré-pagas por nós. Note que é responsabilidade sua fazer o envio do produto assim como proporcionar-lhe condições adequadas no que diz respeito à embalagem e à sua disposição na mesma.

Ou seja, a embalagem deve ser realizada de forma devida num pacote que não sofra danos de transporte e não se danifique o conteúdo do mesmo. Uma vez recebida a devolução por parte do fornecedor, estima-se que o produto esteja em mau estado e aceita-se a devolução do mesmo, o custo de envio da devolução será portanto devolvido. No caso em que devolva o pedido simplesmente por não o desejar mais (desistiu do pedido), os custos de devolução não serão devolvidos.
  • O que acontece se, depois de enviar um produto à devolução, e depois deste ser inspeccionado, se verifica que o mesmo não está em mau estado?
Neste caso, poderá desistir do produto ou solicitar que este lhe seja enviado novamente. Neste último caso, deverá enviar antecipadamente os custos do reenvio do produto.
  • Onde me posso informar detalhadamente sobre a vossa política de devoluções?
Esperamos que nesta sessão informativa tenha encontrado resposta às suas dúvidas sobre a nossa politica de devoluções mas se as mesmas persistem, tiver outra dúvida ou simplesmente saber algo com mais detalhe poderá sempre contactar-nos ou visitar o menu Política de Devoluções do nosso Website onde encontrará a mesma de uma forma mais.