Rota do presunto Pata Negra

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja

Ainda que falte muito caminho para fazer, pois a oferta turista dedicada exclusivamente ao presunto pata negra é um pouco escassa, o certo é que existem várias opções muito interessantes. Para cada uma das regiões do presunto espanhol, podemos encontrar, pelo menos uma rota do presunto pata negra onde pode conhecer os segredos mais bem guardados. Vejamos quais são elas!

O que oferece a rota do presunto ibérico

A resposta seria "tudo relacionado com o presunto pata negra". O certo é que se decide visitar uma rota do presunto pata negra terá a oportunidade de conhecer todos os segredos relacionados com este manjar.

Descobrirá o ambiente natural das pastagens, um ecossistema que para além de maravilhoso, é imprescindível para a criação de porcos pata negra de qualidade. Também conhecerá mais sobre os porcos ibéricos, pata negra, matéria prima básica dos excelentes enchidos espanhóis.

Mas, neste tipo de rotas, não só esta parte do processo é mostrada ao visitante. Também poderá visitar as sedes de alguns dos produtores mais prestigiados, as suas instalações e os seus matadouros e secadouros.

Para além disso, poderá participar em algumas das provas que lhe oferecem e conhecer os segredos do corte, degustação e combinação com outros produtos. Uma experiência que combina natureza, conhecimento e prazer sensorial em partes iguais.

Natureza ibérica

Um dos principais atrativos da rota do presunto pata negra existe na natureza. As pastagens, um ecossistema único, fruto da acção combinada entre o homem e a natureza, o qual alberga toda uma cultura e maneira própria de fazer coisas, com técnicas agrícolas de pastoreio e elaboração especificas que sem elas o presunto pata negra não existiria.


ruta del jamón ibérico dehesa y cerdos

Porcos nas pastagens


Na rota do presunto pata negra poderá conhecer os bosques de carvalhos e sobreiros em harmonia com os porcos pata negra, o outro grande protagonista desta região. Uma raça suína selecionada durante séculos, cujos genes se adaptaram às pastagens, desenvolvendo qualidades com base na alimentação. Para além do património cultural prodigioso, representado por castelos, construções medievais e a produção de cortiça e carvão tradicionais.

Os segredos da elaboração

O terceiro ingrediente secreto para obter presuntos de qualidade é o conhecimento acumulado de séculos e que sem ele o presunto pata negra não seria possível. Se visita alguma rota do presunto pata negra, poderá conhecer todo o processo, desde que o animal chega ao matadouro. Poderá ver como se colocam os pernis em salmoura, num espaço com condições ambientais (temperatura e humidade) ideais.

Também conhecerá a sala de lavagem onde se elimina o sal superficial quando se cumpre o período de salmoura. Depois, as peças passam à sala de secagem e maturação, onde passam vários meses antes que um mestre de presuntos realize a prova que determinará se os presuntos alcançaram as características ótimas para serem consumidos.

Prazeres sensoriais

Sem dúvida, que na rota do presunto pata negra se pode desfrutar de algumas das melhores fatias de presunto pata negra do mundo, enquanto nos contam alguma anedota histórica ou alguma curiosidade relacionada com o mundo do presunto. Os sentidos devem estar despertos para retirar o máximo partido. À primeira vista, para apreciar as cristalizações de aminoácidos, as concentrações de gordura, o seu intenso sabor e textura.
 

ruta de jamón ibérico zoom

Fatias de presunto pata negra


Depois o olfato, para memorizar um aroma único no mundo, e por último o seu intenso e duradouro sabor. Sentidos todos eles que podem explorar-se ao máximo com a prática. Não lhe parece este um bom momento para se iniciar nas provas de presunto? Mas, saber apreciá-lo não é tudo, também é necessário que as fatias estejam cortadas com mestria.

Para isso, um mestre de presuntos explicar-lhe-á os segredos do corte, quais as ferramentas de que necessitam, a posição do corpo e das mãos, onde iniciar o corte da peça e como devem ser as fatias, como consumi-lo e conservá-lo, etc

Diversas opções

São vários os municípios, produtores e amantes do presunto pata negra que trabalharam no duro para integrar visitas e oferecer diversos tipos de rotas do presunto pata negra. A Rota do Jabugo, que inclui 31 municípios inscritos na denominação de origem Huelva, onde se encontram vários produtores, restaurantes, hotéis e pousadas, centros de informação e quintas abertas ao público.

A Rota de Montánchez, com 19 povoações e uma história de prestígio durante séculos, alberga também muitos alojamentos, restaurantes e centros dedicados a este produto.

A Rota dos Pedroches, por sua vez, estende-se por 31 municípios da província das pastagens cordobesas, a mais bem conservada de toda a Península. A última opção é a que nos levará por 33 povoações na Rota das Serras de Badajoz, a província onde o ibérico está mais enraizado e onde tem lugar as maiores feiras e eventos relacionados com o presunto pata negra.

Sem dúvida, a melhor forma de encontrar as pessoas adequadas e conhecedoras da tradição que foi transmitida de geração em geração, os segredos mais bem guardados da nossa mais apreciada delicatesen.


Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja